Palavra do CPC


Veja as palavras do CPC anteriores

Palavra do CPC 02 – 04/2014

 

Desde 2007, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis realizou importantes avanços em seus trabalhos e contribuiu para a contabilidade brasileira com sensíveis progressos em relação à harmonização das normas vigentes em nosso país às normas internacionais. Como consequência, o Brasil está em um elevado patamar de modernidade nessas matérias, o que representa uma imensurável contribuição para a economia do País.

O CPC é, hoje, uma instituição consolidada na economia brasileira, tendo produzido 46 Pronunciamentos, 18 Interpretações e 6 Orientações que são adotados por diversos órgãos normatizadores, entre os quais: Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Banco Central do Brasil, Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT e  Agência Nacional de Saúde – ANS. Isso demonstra a qualidade dos trabalhos que vêm sendo feitos e a credibilidade junto ao Estado brasileiro.

Sob a égide dos trabalhos do CPC, o Brasil realiza, também, contribuições e influência nos órgãos internacionais de padronização contábil, enviando respostas a consultas, participando ativamente de discussões técnicas e mantendo posições nos organogramas das entidades internacionais. Temos atualmente membros brasileiros no IASB (International Accounting Standards Board), no ASAF (Accounting Standards Advisory Forum), no GPF (Global Preparers Forum), na Fundação IFRS e em seus Conselhos de Administração e de Monitoramento, entre outros.

Em 2011 foi criada a FACPC – Fundação de Apoio ao CPC, com o intuito de oferecer suporte operacional ao CPC. Desde então, houve intensificação nos trabalhos e na disseminação do que é produzido pelo CPC. Diversos eventos, fóruns de discussões e reuniões técnicas têm ocorrido sob a organização da FACPC, além do já tradicional evento anual, o Seminário Internacional CPC, que está ganhando maior dimensão e prepara-se para sua XI edição, em novembro de 2014.

A construção desse website é, também, fruto dos trabalhos e da sinergia entre FACPC e CPC.  Pretendemos reunir informação útil e atual às partes interessadas no processo de convergência das normas contábeis. Estão disponíveis ao público informações institucionais, agenda de eventos e reuniões, notícias e boletins, além de todo o conteúdo técnico, documentos emitidos, suas revisões, audiências e consultas públicas. Desenvolvemos um mecanismo de Busca Avançada, simples e eficiente, que permite pesquisas nesse conteúdo, representando uma facilidade significativa para estudantes, professores e profissionais.

Convidamos todos a serem frequentadores assíduos e críticos do nosso (de todos nós) novo website.

Essas conquistas têm sido mérito do trabalho e apoio das entidades que compõem o CPC, quais sejam: ABRASCA, APIMEC, BM&F BOVESPA, CFC, FIPECAFI e IBRACON; tanto quanto das entidades observadoras: CNI, FEBRABAN, BACEN, CVM, RFB e SUSEP. Os desafios que temos pela frente não são poucos e os agentes da economia brasileira devem ter consciência dos benefícios que direta ou indiretamente logram com o processo. A sustentabilidade e manutenção dos trabalhos dependem de tal consciência.

Há 07 anos, escrevi: “os componentes desse grupo privilegiado devem estar preparados para empregar o melhor dos seus esforços nas tarefas do CPC, com inteligência, senso de oportunidade, paciência, patriotismo e resignação”. Até o presente momento tem sido essa a postura e assim deverá continuar.

 

ALFRIED PLÖGER
COORDENADOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS


Cadastro Newsletter


Parceiros


Educacional



Apoiadores