Conheça a FACPC


O que é a FACPC

A Fundação de Apoio ao CPC é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 2011 com o objetivo de assistir, promover, apoiar, incentivar e desenvolver ações científicas, tecnológicas, educacionais, culturais e sociais, que visem o desenvolvimento das ciências contábeis, precipuamente por meio do apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC.

O que é o CPC

Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pelas entidades reguladoras brasileiras, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais. Para maiores informações acessar: www.cpc.org.br.

Composição

A Fundação é dotada de um Conselho Curador, o qual é formado pelos presidentes das seis entidades-membro fundadoras do CPC: ABRASCA, APIMEC Nacional, BM&FBOVESPA, CFC, FIPECAFI e IBRACON. Possui Conselho de Vogais, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

Objetivos

A FACPC tem como principais objetivos:

  • Viabilizar de maneira sustentável as atividades desenvolvidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC:
    • Participação de membros do CPC nas audiências sobre novas normas internacionais;
    • Participação de membros do CPC em fóruns internacionais;
    • Divulgação do processo de convergência por todo Brasil.
  • Promover e fomentar projetos que visem o desenvolvimento da Contabilidade e áreas afins e conexas e a adequação das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais;
  • Buscar parcerias e incentivar a participação de pessoas, empresas e outras entidades públicas ou privadas em projetos;
  • Desenvolver atividades educativas, tais como cursos, simpósios, seminários, congressos, conferências, palestras ou quaisquer outros eventos;
  • Realizar estudos e pesquisas;
  • Divulgar, publicar e distribuir informações, dados, trabalhos, estudos e documentos;
  • Colaborar ou participar de programas governamentais ou desenvolvidos por entidades privadas ou da sociedade civil que afetem ou sejam afins às suas áreas de atuação;
  • Organizar e manter intercâmbio com pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras relacionadas com seus campos de atuação.

Sustentabilidade

A FACPC é uma entidade sem fins lucrativos a qual visa o interesse público. Os membros dos conselhos e da diretoria executiva não percebem remuneração por suas funções, assim como todos os membros do CPC.

A FACPC é mantida com doações de empresas do setor público e privado e entidades que reconhecem seus benefícios para o país, além de eventos e outras atividades do seu objeto social.


Cadastro Newsletter





Parceiros


Educacional



Apoiadores